sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Desenho de Conjunto

Definição. É chamado desenho para execução aquele que fornece todas as informações necessárias para sua construção, é o relatório técnico de uma máquina, equipamento, dispositivo, estruturas mecânicas, projetadas para certo destino e lugar, estes devem constar as informações completas para manufatura ou montagem.
O desenho deverá incluir:
. A representação gráfica com todos os detalhes de todos os objetos que fazem parte do conjunto a ser montado;
. As dimensões de cada peça (descrição do tamanho);
. Notas explicativas gerais e especifica sobre cada desenho, fornecendo as especificações de material, tipo de acabamento superficial serão usados, quais tratamentos térmicos as peças terão que passar e qual o material utilizado na sua manufatura, etc.;
. Uma legenda descritiva em cada desenho;
. Uma descrição das relações de cada parte ou peça com as demais (montagem);
. Uma lista de materiais.
Os desenhos de execução são distribuídos em duas classes: Desenho de Conjuntos e Desenhos de Detalhes.
Desenhos de conjuntos. Como o próprio nome indica são desenhos onde mostram como as máquinas, por exemplo, são montadas indicando com precisão onde cada objeto deverá ser colocado para seu melhor funcionamento. Estes desenhos contemplam traçados iniciais de plantas de situação, localização de tubulações, desenhos parciais e os desenhos completos e definitivos para ser empregada na montagem da máquina.
Antes da execução dos desenhos de detalhes, existe uma fase no processo que denominamos de desenho preliminar, que deverá ser elaborado, sempre que possível, no tamanho natural do objeto a ser representado. É a partir dele que teremos uma visão geral de como deverão ser os diferentes elementos do projeto.
No desenho de conjunto podemos cotar dimensões globais como, por exemplo, a distância das diferentes peças entre si, para fixar a posição verdadeira da peça resultando assim um auxílio na montagem. No desenho de conjunto não devemos sobrecarregá-lo, desenhos de detalhes invisíveis não serão demonstrados neste desenho de conjunto. As linhas tracejadas desnecessárias não devem ser usadas em qualquer tipo de desenho e principalmente no desenho de conjunto.
Nos desenhos de conjunto, números dentro de circunferências mostram os diferentes itens que fazem parte da composição do desenho de conjunto. Esta circunferência com número e uma linha auxiliar aponta a peça e está relacionada com os desenhos dos detalhes e com a lista de peças disposta acima do quadro de legenda.
Observação: desenhos de circuitos elétricos, canalização, instalação pneumática, hidráulica, etc., são denominados desenhos esquemáticos.
Desenho de conjunto parcial, conforme mostrado logo a seguir, é o desenho de um grupo de peças usado numa máquina, com seus respectivos desenho de detalhes.













Conjunto Parcial
Desenhos de detalhes. São desenhos de peças separadas, onde devemos colocar a descrição completa e com exatidão de suas formas e dimensões para execução. Deve proporcionar ao operador que irá construí-la uma fácil leitura e interpretação de sua forma, grandeza, material, acabamento, tolerâncias, etc., de cada peça detalhada, como mostrada a seguir:
Desenho de Detalhes

Nenhum comentário:

Postar um comentário