sexta-feira, 13 de novembro de 2009

TIPOS DE PERSPECTIVAS:

Representar uma peça em forma de desenho técnico é fácil até certo ponto. Muitas vezes a geometria da peça só fica clara para o leitor do desenho após ele ver as peças reais, físicas.
Essa situação nem sempre é possível, muitas vezes não se tem acesso ao local da peça ou a própria peça, quando se trata do projeto inovador. Para facilitar a interpretação do desenho da peça, muitas vezes usa-se a perspectiva na representação geométrica. Uma dessas situações é mostrada no desenho abaixo:













Tipos de perspectivas utilizadas nos desenhos técnicos para melhor aplicação quando necessário.
Perspectiva cavaleira: consiste da representação de um objeto conforme apresentado a seguir. Considere o conjunto de segmentos de reta cheio abaixo como os eixos (x, y e z). A representação das dimensões de uma peça nesses eixos terá as proporções dentro das escalas apresentadas nas figuras a seguir:
CAVALEIRA A 60°. Solução fácil, porem pouca expressiva.






CAVALEIRA A 45°. Solução fácil e bastante expressiva.





Fonte:Pro-Tec Desenhista de Máquinas pg.4-7
CAVALEIRA A 30°. Solução fácil mais ou menos expressiva.





Fonte: Pro-Tec Desenhista de Máquinas pg.4-7

BIMÉTRICA. Solução muito trabalhosa e não expressiva.





Fonte: Pro-Tec Desenhista de Máquinas pg.4-7
Perspectiva Cavaleira
Nessa forma de representação apenas as cotas nos eixos deslocados a trinta graus tem os valores em escala diferente das demais.







Perspectiva Cavaleira a 30º








Perspectiva Cavaleira a 30º
Perspectiva Isométrica
É aquela na qual todas as cotas das dimensões da peça estão na mesma escala 1: 1. Com o eixo orientado rotacionado em dois semi eixos, como mostrado a seguir:








Eixos isométricos

O desenho da perspectiva isométrica é baseado num sistema de três semi-retas que têm o mesmo ponto de origem e formam entre si três ângulos de 120°. Veja:







Perspectiva Isométrica
Traçando perspectiva Isométrica no Papel Reticulado
Para aprender o traçado da perspectiva isométrica você vai partir de um sólido geométrico simples: o prisma retangular. No início do aprendizado é interessante manter à mão um modelo real para analisar e comparar com o resultado obtido no desenho.
Perspectiva Isométrica do Prisma de base Retangular
1ª ETAPA - Trace levemente, à mão livre, os eixos isométricos e indique o comprimento, a largura e a altura sobre cada eixo, tomando como base as medidas aproximadas do prisma representado na figura anterior.
Traçado dos eixos Isométricos



2ª ETAPA - A partir dos pontos onde você marcou o comprimento e a altura, trace duas linhas isométricas que se cruzam. Assim ficará determinada a face da frente do modelo.







Traçado da vista frontal
3ª ETAPA - Trace agora duas linhas isométricas que se cruzam a partir dos pontos onde você marcou o comprimento e a largura. Assim ficará determinada a face superior do modelo.








Traçado da vista superior
4ª ETAPA - E, finalmente, você encontrará a face lateral do modelo.
Para tanto, basta traçar duas linhas isométricas a partir dos pontos onde você indicou a largura e a altura.








Traçado da vista lateral
5ª ETAPA (conclusão) - Apague os excessos das linhas de construção, isto é, das linhas e dos eixos isométricos que serviram de base para a representação do modelo. Depois, é só reforçar os contornos da figura e está concluído o traçado da perspectiva isométrica do prisma retangular.






Traçado da perspectiva isométrica acabada
Traçando a Perspectiva Isométrica do Circulo:
1ª ETAPA – Esboçar os eixos isométricos e executar as linhas demonstradas abaixo:



Traçado da vista frontal da circunferência
2ª ETAPA – Na seqüência, trace as duas linhas, dividindo em partes iguais, conforme demonstrado abaixo:






Traçado dos eixos da vista frontal da circunferência

3ª ETAPA – O próximo passo é traçar no esboço (desenho feito à mão) as partes curvas da representação do circulo na perspectiva isométrica.







Traçado dos raios maiores da vista frontal da circunferência

4ª ETAPA – Completando a representação do esboço, desenhe as outras partes curvas do circulo, conforme mostrado a seguir:







Traçado dos raios menores da vista frontal da circunferência
5ª ETAPA Apague as linhas de construção que serviram de base para o traçado e reforce os contornos da figura concluindo o esboço do circulo na isométrica, conforme mostrado a seguir:






Traçado da perspectiva isométrica acabada da circunferência. Vista Frontal
Traçado da perspectiva isométrica da circunferência. Vista Superior e Lateral

Exemplos de aplicação de circunferências em perspectivas isométricas Na maioria das vezes quando se fazem desenhos em perspectivas faz-se isométrico por ser o mais fácil de executar, uma vez que todas as dimensões estão na mesma escala pode ser = 1: 1
Exemplos de aplicação em perspectivas isométricas de circunferências











Perspectiva dimétrica ou bimétrica
Difere das demais formas de perspectivas por possuir ângulos de inclinação em dois eixos de representação diferentes. São esses de 7º a esquerda e 42º a direita, conforme mostrado abaixo:
Perspectiva Bimétrica
Figura:fonte pro-tec

Um comentário:

  1. Muito obrigado, você ajudou muito em minha pesquisa sobre desenho técnico, obrigado

    ResponderExcluir