sexta-feira, 13 de novembro de 2009

REPRESENTAÇÃO DIGITAL

6-) REPRESENTAÇÃO DIGITAL
A Representação Digital é a aplicação da computação gráfica na execução de atividades diversas nas empresas, nas firmas, nas repartições, etc.
Essa expressão “Computer Graphics” em inglês traduzido para português como “Computação Gráfica” se aplica à utilização do computador para transformar dados em representações gráficas, ela foi criada na Boeing, por Verne I. Hudson em 1959 num projeto em que ele coordenava.
A ISO (International Standards Organization) define esta expressão como sendo o conjunto de métodos e técnicas para conversão de dados e para dispositivos gráficos através do computador.
A computação gráfica é o resultado de muitos anos de pesquisa e desenvolvimento com a tecnologia da informática, e nas áreas de engenharia eletrônica e mecânica.
O instituto de tecnologia dos Estados Unidos MIT (Massachusetts Institute of Tecnology. USA), em 1950 desenvolveu o primeiro terminal de vídeo com controle por computador, este tinha capacidade de gerar figuras simples.
A computação gráfica interativa que utilizamos hoje foi Ivan Sutherland que em sua tese de doutorado lançou este tipo de trabalho. Neste sistema ele utilizou conceitos de símbolos com um objeto que poderia ser movido, copiado, etc. utilizou o teclado e a caneta ótica para indicar pontos, gerar desenhos, escolher comandos, etc.
A utilização desta tecnologia veio para facilitar a troca de informações entre o homem e o computador, assim a representação digital como CAD / CAM, são exemplos de sua aplicação.

Os termos CAD e CAM surgiram, respectivamente, das abreviações de Computer-Aided Design e Computer-Aided Manufacturing. Assim utilizamos esta expressão nas áreas de representação digital, na automação e robótica. A tradução de CAD por DAC ou PAC (Desenho ou Projeto Auxiliado por Computador) e CAM por MAC (Manufatura auxiliada por Computador).A utilização em inglês é a mais usual, em função de ser conhecida mundialmente.
CAD que vamos utilizar a princípio é o AutoCAD, ele é o sistema que mais vendeu no mundo, permitem desenvolver projetos, desenhos de forma muito rápida e precisa, este é produzido por AUTODESK Inc., uma empresa americana que desde 1982 quando lançou sua primeira versão, até aos dias de hoje busca sempre melhorar e atender as necessidades dos seus usuários.
Ao escolher o AutoCAD como o sistema de representação digital terá um suporte nos aspectos de troca de desenhos e projetos entre as empresas e as unidades escolares, uma maior atualização profissional para seus usuários, preparando-os para o mercado de trabalho. A tela abaixo mostra o AutoCAD Classic.
Navegador de menu ( Menu Browser)

Tela de abertura
Barra de Título Barra de menus Barra de ferramentas padrão




Barra de ferramentas “Propriedades”
Barras de ferramentas “Draw”
Barras de ferramentas “Modify”
L Linha de comando Linha de status Barra de rolagem



Tela de abertura de AutoCAD 2009
A Simplificação desta tela pode ser elaborada de acordo com sua necessidade, pois estas barras de ferramentas são flutuantes, assim você poderá colocá-las em qualquer lugar desta tela do AutoCAD.
Para deixarmos as barras exibidas ou ocultá-las procederemos da seguinte maneira: vamos destravar o cadeado desta barra de status e selecionar a função all unlocked
Conforme mostrado a seguir:







As barras de ferramentas que já estão na tela passarão a ser flutuantes, conforme mostrados abaixo:













Fonte: AutoCAD 2009
Para movimentar estas barras, é só clicar na borda da ferramenta, mantendo o mouse pressionado e arraste conforme, por exemplo, na tela inicial mostrada acima na página 2.
Tecla de F no teclado com a Barra de Status
Coordenadas F6 F9 F7 F8 F10 F3 F11

F1 Help
F2 Carrega a tela de texto
F3 Aciona o quadro Drafting settings OSNAP (comandos de ancoragem)
F4 Aciona a mesa digitalizadora se houver. (Comando TABLET)
F5 Controle do ISOPLAN planos isométricos
F6 Controlador de coordenadas
F7 Ativa e desativa o GRID
F8 Ativa e desativa o ORTHO
F9 Ativa e desativa o SNAP
F10 Ativa e desativa o POLAR Tracking (exibe a posição corrente em coordenadas polares)
F11 Ativa e desativa o SNAP Tracking (exibe as projeções em relação aos snaps vigentes)
LWT Ativa e desativa o line weigth trace (exibe a espessura corrente pré determinada)
MODE Controla o uso do modo MODEL space ou paper space
Comando ORTHO (F8) Trava o cursor do eixo ortogonal, permitindo traçar linhas horizontais, verticais ou perpendiculares com perfeita exatidão mantendo o alinhamento.
Comando GRID (F7) Cria a malha de pontos imaginários na tela gráfica.
Comando SNAP (F9) Permite um deslocamento ajustável do cursor, dependendo ou não da marcação do GRID, dele ligado ou desligado.
Comando REGEN Provoca uma regeneração no desenho, recalculando todas as entidades matemáticas contidas no desenho.
Comando LIMITS Define os limites da área de trabalho é necessário, pois auxilia a regeneração da imagem. Quando adotamos o GRID, o AutoCAD usa a área delimitada pelo comando limits para posicionar o grid.
Teclas importantes
ESC cancela o comando ativo – CANCEL
ENTER Confirma a maioria dos comandos e ativa o último comando realizado.
Botões do MOUSE: O botão esquerdo é o botão de seleção do mouse.
O botão do meio (se houver e estiver configurado) + a tecla CTRL ativa o comando OSNAP.
O botão direito em cima dos botões da barra de status aciona a caixa de diálogo DSETTINGS.
O botão direito do mouse + CTRL ativa o comando SNAP
Unidade de trabalho: Quando tivermos uma distância entre dois pontos, por exemplo, de 10 unidades, o AutoCAD interpreta como se fosse adimensional, ou seja, podem ser 10 mm, 10 cm, 10 km, etc.
Símbolos especiais: Alguns símbolos ou caracteres especiais podem ser introduzidos nas edições de textos executados no AutoCAD através de combinações de teclas. As principais são descritas abaixo:
%%C símbolo de diâmetro (Ø);
%%D símbolo de grau (°);
%%P símbolo de (±)
Standard
New (File > New) Cria um novo desenho. NEW DRAWING NAME - Especifica o nome do desenho a ser criado.
Open (File > Open) Abre um desenho já executado.
Save (File >Save) Salva o rascunho (Template) corrente. Se não foi dado o nome para o desenho, o AutoCAD pedirá o nome.
Save As (File > Save as) Tem a mesma função da função SAVE, salvar um desenho. Com a diferença de lhe perguntar o nome do desenho antes de salvá-lo. OBS.: Esse comando é principalmente utilizado para preservar o desenho já existente e renomeando com outro nome ou outro local.
UNDO. Desfaz o último comando, para alguns comandos serve para desfazer a seleção, para o comando line especificamente dentro do seu comando ativo defaz o último segmento de reta sucessivamente.
REDO. Refaz somente o último comando desfeito pelo comando UNDO.
PLOT (File>Plot) Envia o desenho para que seja impresso em uma impressora gráfica ou plotter (Impressora de grande porte)

Criando representação digital básica
Na barra de ferramentas DRAW, você encontra as ferramentas para desenho, nela estão contidos os ícones de linhas, círculos, arcos, retângulos, elipses, etc.
Line Construction Line Polyline Polygon Rectangle Arc




Spline Ellipse Hatch Text
Barra de ferramentas “DRAW”
Para acessar o comando line é só verificar as opções ao lado, pode ser pelo ícone da barra de ferramentas “Draw”
Via teclada digitando line ou somente a letra L, e ainda Linhas: l







Fonte: RENDER Multimídia
Command: LINE
Specify first point: P1 (Clique com o botão esquerdo um ponto na tela)
Specify next point or [Undo]: P2
Specify next point or [Undo]: Para confirmar a linha tecle

P1 P2

Linhas Auxiliares: Dois tipos de linhas auxiliares existem para serem utilizadas como referência: a linha “Construction Line”, que é uma linha infinita que se estende nas duas direções, e a linha “Ray” que também é infinita, mas a diferença é que esta começa em um ponto clicado na tela.
Constrution Line:








Fonte: AutoCAD 2009
Para desenhar uma linha auxiliar o procedimento é o seguinte:
(A) Na barra de ferramentas “Draw” clique no command “Construction Line”.
(B) Clicar em qualquer lugar na tela para marcar o primeiro ponto.
(C) Clicar para marcar o próximo ponto que vai definir a direção da linha infinita. A linha infinita terá como referência esses dois pontos, mas vai se estender nas duas direções.

(D) Clicar de novo para criar outra linha, assim definirá sua direção. Continuando neste procedimento poderá criar quantas linhas infinitas que desejar.
(E) Para confirmar o comando é só clicar o botão direito do mouse ou a tecla enter.







Fonte: RENDER multimídia
Pode-se também utilizar os subcomandos da linha auxiliar “Construction Line”:
Hor: Representação digital de linhas horizontais.
Ver: Representação digital de linhas verticais.
Angle: Representação digital de linhas em ângulo dimensionado.
Bisect: Representação digital de linhas dividindo o ângulo em dois ângulos iguais.
Offset: Representação digital de linhas paralelas as outras linhas já representadas.


Ray:
Para desenhar uma linha auxiliar o procedimento é o seguinte:






Fonte: AutoCAD 2009
(A) Na barra de ferramentas “Draw” clique no comando “Ray”.
(B) Clicar em qualquer lugar na tela para marcar o ponto onde a linha infinita terá o seu início.
(C) Clicar no próximo ponto por onde a linha deverá passar definindo assim a direção da linha infinita.







Fonte: RENDER multimídia

Círculos:






Fonte: RENDER multimídia
(A) Na barra de ferramentas “Draw” clique no comando “Circle”.
(B) Clicar em qualquer lugar na tela para marcar o ponto do central do círculo.
(C) Clicar no próximo ponto que poderá ser o raio ou diâmetro do círculo a ser representado ou digitar o valor desejado.
Pode-se também utilizar um dos subcomandos da linha auxiliar “Circle”:
• Center/Radius: Neste subcomando digitaremos o centro e o raio do círculo.
• Center/Diameter: Neste subcomando digitaremos o centro e o diâmetro do círculo.
• 2 points: Clicar em dois pontos que representem o diâmetro do círculo.
• 3 points: Clicar em três pontos que definam o círculo, pois em três pontos passa um único círculo ou circunferência.
• Tan, Tan, Radius: Neste subcomando clicaremos os dois pontos que o círculo irá tangenciar e digita-se o raio.
• Tan, Tan, Tan: Neste subcomando clicaremos três pontos que o círculo irá tangenciar.
Arcos: Para representar os arcos há onze maneiras. Elas utilizam várias combinações de alguns componentes do arco.
















Fonte: AutoCAD 2009

Componentes de um arco:
S – Start – Início C – Center – Centro A – Angle – Ângulo
E – End – Fim L – Lenght – Comprimento
R – Radius – Raio D – Direction
Para representar um arco simples faça o seguinte:
(A) Na barra de ferramentas “Draw” escolha o comando “arc.” e clique no subcomando “3POINTS”. Ver a figura ao lado:
(B) Selecione um Subcomando
“Start, Center, End”.
“Start, Center, Angle”.
“Start, Center, Length”.
“Start, End, Angle”.
“Start, End, Direction”.
“Start, End, Radius”.
“Center, Start, End”.
“Center, Start, Angle”.
“Center, Start, Length”.
“Continue”.
(C) Digite os dados solicitados.
OBS.: Convenção para sentido positivo de ângulos.
Para traçar arco convexo, iniciar, por exemplo, no 0° e terminar no 180°.
Para traçar arco côncavo, iniciar, por exemplo, no 180° e terminar no 360°.
Elipses:
Através dos eixos.
Para desenhar elipses através dos eixos:
















Fonte: AutoCAD 2009
(A) Na barra de ferramentas “draw”, clique no comando “elipse” e a seguir no subcomando “Axis, End”.
(B) Clique para marcar o ponto 1 do eixo principal.
(C) Clique para marcar o ponto 2 do eixo principal.
(D) Clicar no ponto 3 para definir o comprimento do semi-eixo em relação ao centro da elipse.
Arcos de Elipse.
Para desenhar arcos de elipses:
(A) Na barra de ferramentas “Draw”, clicar no comando “elipse” e a seguir no subcomando “Elliptical arc.”
(B) Clique para marcar o ponto 1 do eixo principal.
(C) Clique para marcar o ponto 2 do eixo principal.
(D) Clique no ponto 3 para definir o comprimento do semi-eixo em relação ao centro da elipse.
(E) Clique no ponto 4 para marcar o início do arco.
(F) Clique no ponto 5 para marcar o final do arco ou digite o ângulo para defini-lo.
Splines:
Splines são curvas passam por pontos determinados obedecendo a certa tolerância.








Fonte: AutoCAD 2009
Para desenhar Splines faremos o procedimento a seguir:
(A) Na barra de ferramentas “Draw” clique o comando “Spline”.
(B) Clique para marcar o ponto 1 da spline.
(C) Clique para marcar o ponto 2 da spline.
(D) Clique no ponto 3 da spline e assim sucessivamente.
(E) Para confirmar é só clicar o botão direito do mouse, ou teclar enter. Uma linha elástica aparecerá para você determinar a tangente à curva no ponto inicial.
(F) Clicar para definir o primeiro ponto tangente ou confirmar com enter para que o AutoCAD possa definir a direção da curva tomando como base sua forma.
(G) Clicar para definir o segundo ponto tangente à curva em seu ponto final ou confirmar com enter para que o AutoCAD possa definir sua direção.
Opções do comando Spline:
• Close: fecha a spline, unindo seu ponto final ao inicial. Após esta operação de fechar a spline, você poderá definir a tangente em seu ponto de fechamento.
• Fit tolerance: É um valor que quando for diferente de zero, faz com que a spline não passe exatamente pelos pontos especificados.
Polígonos:
Retângulos:




Fonte: RENDER multimídia
Para desenhar retângulos faremos o procedimento a seguir:
(A) Na barra de ferramentas “Draw” clique o comando “Rectangle”.
(B) Clique para marcar um vértice do retângulo (ponto 1).
(C) Clique para marcar no vértice oposto do ao escolhido (ponto 2) .
(D) Para repetir este comando, clicar o botão direito do mouse e confirmar a opção com enter.
Retângulos com chanfros: Para desenhar retângulos com chanfros, realize o seguinte procedimento:
(A) Na barra de ferramentas “Draw” clique no comando “Rectangle”.
(B) Selecione a opção “Chamfer”, digitando: C e confirme com enter.
(C) Digite o valor do primeiro chanfro e confirme com enter.
(D) Digite o valor do segundo chanfro e confirme novamente com a tecla enter. Para chanfros com ângulo igual a 45°, o valor do segundo chanfro será igual ao primeiro.
(E) Clique em um ponto para marcar o primeiro vértice.
(F) Clique em um segundo ponto para marcar o segundo vértice, ou digite as coordenadas referentes à base e a altura do retângulo, conforme os exemplos mostrados logo acima:
Retângulos com cantos arredondados: Para desenhar retângulos com cantos arredondados tem-se o seguinte procedimento:
(A) Na barra de ferramentas “Draw” clique no comando “Rectangle”.
B) Selecione a opção “Fillet”, digitando: F e confirmar com enter.
(C) Digite o valor do raio e confirme com enter.
(D) Clicar em um ponto para marcar o primeiro vértice.
(E) Clicar em um segundo ponto para marcar o segundo vértice, ou digite as coordenadas referentes à base e a altura do retângulo
Retângulos com espessuras:
(A) Na barra de ferramentas “Draw” clique no comando “Rectangle”.
(B) Selecione a opção “Width”, digitando: W e confirme com enter.
(C) Digite o valor da espessura e confirme com enter.
(D) Clique em um ponto para marcar o primeiro vértice.
(E) Clique em um segundo ponto para marcar o segundo vértice, ou digite as coordenadas referentes à base e a altura do retângulo, conforme os exemplos mostrados logo acima:


Polígonos Regulares:
Sextavado inscrito ou circunscrito:







Fonte: RENDER multimídia
(A) Na barra de ferramentas “Draw” clique no comando “Polygon”.
B) Digite o número de lados e confirme com enter.
(C) Clique o primeiro ponto o qual será o centro do polígono.
(E) Digite I para fazer um polígono inscrito, ou seja, o raio vai do centro até um dos vértices do polígono, ou digite C para fazer um polígono circunscrito, o raio vai do centro até a metade de um dos lados do polígono.
(F) Clique num ponto ou digite o valor referente ao raio da circunferência
(G) Na figura acima: lado esquerdo é Inscrito e o da direita é circunscrito.
Sextavado com tamanho do lado:
(A) Na barra de ferramentas “Draw” clique no comando “Polygon”.
B) Digite o número de lados e confirme com enter.
(C) Para definir o tamanho do lado do polígono digite E que acessa o subcomando ”Edge”, e confirme com a tecla enter
(F) Clique na para marcar o primeiro ponto.
(G) Clique para marcar o segundo ponto ou digite a distância desejada (exemplo; @10,0).
Polilinha:





Fonte: AutoCAD 2009 Fonte: RENDER multimídia
Com este comando “Polyline” você pode executar uma seqüência múltipla de linhas e arcos. E para tanto precisamos saber a diferença entre Linha e uma polilinha.
As Linhas podem ser executadas em seqüência, porém são segmentos independentes. Você poderá, por exemplo, mover, apagar, qualquer segmento da seqüência de linhas e verificar que os demais não sofrem alterações.
As polilinhas também podem ser criadas em seqüência, mas são segmentos dependentes. Se você apagar um único segmento de uma polilinha, verá que todos serão selecionados e apagados. Outra característica da polyline é que elas podem ter espessura continua ou variável. Ao passo que a linha só poderá ser espessa se for transformada em polilinha.
Para criar uma Polilinha:
Para desenhar polilinhas faremos o procedimento a seguir:
(A) Na barra de ferramentas “Draw” clique no comando “Polyline”.
(B) Clique para marcar o primeiro ponto da polilinha.
(C) Clique para marcar o próximo ponto da polilinha e assim sucessivamente.
(D) Se você quiser desfazer o ponto anterior, terá que acessar o comando “Undo”, para isso digite U e confirme com enter.
(E) Para repetir o comando, pressionar o botão direito do mouse e confirme com o botão esquerdo (enter) ou clique Enter no teclado.
Para fechar uma Polilinha:
(A) Na barra de ferramentas “Draw” clique no comando “Polyline”.
(B) Clique para marcar o primeiro ponto da polilinha.
(C) Clique para marcar o próximo ponto da polilinha e assim sucessivamente.
(D) Para fechar a polilinha você terá que ativar a opção “Close”, digitando “C” e confirmando com enter.
Subcomandos do comando “Polyline”
Arc.: Passa de linhas para seqüência de arcos
• Close: Fecha uma seqüência de segmentos do primeiro ao último ponto dado.
• Halfwidth: Define a meia espessura da polilinha
• Lenght: Cria um novo segmento cujo comprimento você define, na mesma direção do segmento anterior.
• Undo: Desfaz o ponto anterior da polilinha.
• Width: Define a espessura da polilinha.
Polilinha com espessura:
(A) Na barra de ferramentas “Draw” clique no comando “Polyline”.
(B) Clique para marcar o primeiro ponto da polilinha.
(C) Para acessar o subcomando “width”, digite: W e confirme com enter.
(E) Digite um valor para a espessura inicial e confirme com enter.
(F) Digite um valor para a espessura final confirme com enter.
(G) Digite um valor para a espessura inicial e confirme com enter. Se você não alterar a espessura do início ao fim ela fica a mesma.
(H) Clique para marcar o próximo ponto da polilinha e assim sucessivamente.
(I) Se por acaso você errar ou quiser refazer o ponto anterior, acesse o comando “Undo”, digite: U e confirme com enter.
(J) Se por acaso você no meio do desenho quiser alterar a espessura digite W para de novo ter acesso ao comando “Width”.
(K) Para finalizar, clique o botão direito do mouse ou pressione a tecla enter.
Veja aplicação a seguir:
Polilinha com três segmentos:
Primeiro com espessura inicial = 0 e final =50
Segundo com espessura inicial e final = 10
Terceiro com espessura inicial =50 e final = 0
Polilinha com meia espessura:
(A) Na barra de ferramentas “Draw” clique o comando “Polyline”.
(B) Clique para marcar o primeiro ponto da polilinha.
(C) Para acessar o subcomando “Halfwidth”, digite: H e confirme com enter.
(E) Digite um valor para da meia espessura inicial e confirme com enter.
(F) Digite um valor para da meia espessura final confirme com enter.
(G) Clique para marcar o próximo ponto da polilinha e assim sucessivamente.
(H) Para finalizar, clique com botão direito do mouse ou pressione a tecla enter.
Polilinha em arco:
(A) Na barra de ferramentas “Draw” clique o comando “Polyline”.
(B) Clique para marcar o primeiro ponto da polilinha.
(C) Para acessar o subcomando “Arc.”, digite: A e confirme com enter.
(E) Clique para marcar o próximo ponto da polilinha e assim sucessivamente.
(F) Digite as iniciais ou letras maiúsculas dos subcomandos para acessá-las.
(G) Para finalizar, clique o botão direito do mouse ou pressione a tecla enter.
(H) Para repetir o comando, pressione o botão direito do mouse e confirme com o botão esquerdo (enter) ou dar Enter no teclado.
Exemplo de polilinha em arcos:
Opções de subcomando “Arc.”
Angle: especifica o ângulo do arco.
CEnter: especifica o centro do arco.
CLose: fecha a seqüência de arcos
Direction: especifica a direção do arco.
Halfwidth: especifica a meia espessura do arco.
Line: especifica a volta da polilinha em linhas.
Radius: especifica o raio do arco
Second PT: especifica o segundo ponto por onde o arco irá passar.
Undo: desfaz o último ponto do arco
Width: especifica a espessura da polilinha
Modificação de Polilinha:
A) Na barra de MENU “MODIFY” clique o comando “Object” e na seqüência o subcomando “polyline”.
(B) Selecione a polilinha a ser modificada.
(C) Na linha de comandos, serão apresentados os subcomandos de polilinhas para se poder alterá-las.
• Close: une o primeiro ao último vértice da polilinha. Se você optar por esse subcomando, ele será substituído pelo subcomando “Open” que “abre” a polilinha apagando o último segmento.
• Join: uni duas ou mais polilinhas que estejam conectadas, transformando-as em apenas uma.
• Width: define a espessura da polilinha.
• Fit: transforma a polilinha em arcos cujos pontos iniciais e finais são os mesmos dos segmentos da polilinha.
• Spline: transforma a polilinha em uma spline.
• Decurve: transforma os segmentos curvos da polilinha em segmentos lineares.
• Linetype gen: controla o modo como os linetypes que não são contínuos ficam na polilinha.
• Exit: sai do comando.
• Edit vertex: altera os vértices da polilinha, apresentando as seguintes opções:
• Exit: seleciona o próximo vértice.
Previous: seleciona o vértice anterior.
Break: disponibiliza uma opção para selecionar os vértices. Digitando a letra G a polilinha é quebrada no vértice selecionado.
Insert: inseri um vértice à polilinha.
Move: move o vértice selecionado.
Regen: regenera a polilinha.
Straighten: transforma o segmento reto após o vértice selecionado em segmento linear.
Tangent: muda a direção da tangente do vértice selecionado.
Width: altera a espessura da polilinha após o vértice selecionado.
Exit: sai da edição de vértices.

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