sexta-feira, 13 de novembro de 2009

RDCM

ADC ADCENTER I INSERT S STRETCH
AA ÁREA IAD IMAGEADJUST SC SCALE
AL ALIGN IAT IMAGEATTACH SE DSETTINGS
AR ARRAY IM IMAGE SET SETVAR
B BLOCK IMP IMPORT SN SNAP
BH BHATCH L LINE SP SPEEL
BO BOUNDARY LA LAYER SPL SPLINE
BR BREAK LE QLEADER ST STYLE
C CIRCLE LEN LENGTHEN T MTEXT
CH PROPERTIES LI LIST TI TILEMODE
CHA CHAMFER LO LAYOUT TO TOOLBAR
COL COLOR LS LIST TOL TOLERANCE
CO COPY LT LINETYPE TR TRIM
D DIMSTYLE LTS LTSCALE UN UNITS
DAL DIMALIGNED LW LWEIGTH W WBLOCK
DAN DIMANGULAR M MOVE X EXPLODE
DBA DIMBASELINE MA MATCHPROP XL XLINE
DCE DIMCENTER ME MEASURE Z ZOOM
DCO DIMCONTINUE MI MIRROR F1 AJUDA
DDI DIMDIAMETER MO PROPERTIES F2 TELA DE TEXTO
DED DIMEDIT MS MSPACE F3 OSNAP
DI DIST MT MTEXT F4 TABLET
DIV DIVIDE MV MVIEW F5 GIRA ISOPLANO
DLI DIMLINEAR O OFFSET F6 COORD.ON/OFF
DO D0NUT OP OPTIONS F7 GRID/REDRAW
DOR DIMORDINATE OS OSNAP F8 ORTHO
DOV DIMOVERRIDE P PAN F9 SNAP ON/OFF
DR DRAWORDER PE PEDIT F10 Barra de Status
DRA DIMRADIUS PL PLINE
DS DIMSETTINGS PO POINT
DST DIMSTYLE POL POLYGON
DT DTEXT PR OPTIONS
E ERASE PRE PREVIEW
ED DDEDIT R REDRAW
EL ELLIPSE RA REDRAWALL
EX EXTEND RE REGEN
F FILLET REA REGENALL
G GROUP REC RECTANGLE
GR DDGRIPS REN RENAME
H BHATCH RM DDRMODES


7- A Representação Digital Paramétrica.
Para este tipo de Representação você seguirá como exemplo o software AUTODESK INVENTOR.
O que é o software AUTODESK INVENTOR?
É um software utilizado para representação digital em 3D paramétrico. Com auxilio deste programa é possível utilizar todos os dados que estiverem em 2D, encontrando uma enorme facilidade na passagem do ambiente 2D para 3D.Esta ferramenta de representação digital é de fácil aprendizado,pois possui a melhor compatibilidade com o formato DWG disponível no mercado.Este software é um dos maiores avanços tecnológicos de projeto a ser aplicado nas indústrias mecânicas.
Ambiente de trabalho (Interface)
O Inventor tem um ambiente de trabalho muito simples e preciso, disponibiliza ferramentas conforme a necessidade do usuário. No desenvolvimento de um modelo, montagem, apresentação de um desenho, somente as ferramentas especificas do ambiente estarão disponíveis. O Panel Bar vai alterar o contexto conforme a etapa do projeto que será trabalhada.







Menu Bar
Nesta barra estão contidos os menus verticais, onde se encontram alguns comandos comuns para serem aplicados no Windows como: (File save, save copy as, open print, etc.).
Standard Bar
Nesta barra estão contidos os comandos mais utilizados na execução dos projetos e também todos os de visualização.
Panel Bar
Nesta barra estão contidas as ferramentas de trabalho. Conforme o ambiente em que estiver trabalhando, serão colocadas a disposição as ferramentas especificas para este ambiente. Ex.: Quando iniciar um novo modelo (Part.), você encontrará no Panel Bar uma série de comandos de esboço (Sketch). Ao encerrar o esboço (Finisk Sketch), o Panel Bar vai alterar automaticamente para as ferramentas de modelamento (Features). Assim, serão apresentados poucos ícones ao mesmo tempo, podendo ser utilizados de acordo com a necessidade do usuário; com isto o ambiente de trabalho será de fácil acesso e compreensão. No Panel Bar existem dois tipos de apresentação: Expert e Aprendizado. Na aprendizagem, as ferramentas aparecem com suas respectivas descrições, ao passo que no modo Expert só são mostrados os ícones das ferramentas. Na situação default (Padrão) o Panel Bar é apresentado no modo de aprendizado. Para alternar entre os modos, é só clicar com o mouse na barra azul (Panel Bar) e ligar ou desligar o modo Expert. Se ocorrer de fechar o Panel Bar, é só ir ao Menu BAR View Toolbar e selecionar Panel Bar para abri-lo de novo.







Fonte: Inventor 11
Browser Bar
Na modelação de um sólido, na barra Browser serão mostradas as características acrescentadas ao modelo. A estrutura da peça será apresentada em forma de gráfico como uma “árvore de modelo”. Quando trabalhar no ambiente de montagem,
O Browser exibe a estrutura das peças e sub-montagens que fazem parte da montagem principal. Ao iniciar um novo arquivo, o Browser se encontrará praticamente vazio. Se ocorrer de fechar o Browser, para abri-lo de novo é só ir ao Menu BAR View Toolbar e selecionar Browser Bar.



Context Menus
Para completar as barras de ferramentas, clique o botão direito do mouse, e então serão mostrados menus com ferramentas diferentes, de acordo com o comando em execução.







Tipos de documentos
No Inventor será atribuído para cada tipo de arquivo criado em seus respectivos ambientes, um tipo específico de extensão. No quadro a seguir será mais fácil entendê-las.







Fonte: Inventor 11
Sketch
Quase sempre, os modelos 3D tem início por um esboço que tem por nome 2D (sketch). Partindo deste esboço inicial, é criada uma forma base, com auxilio de muitas funções (features) que o Inventor possui. Para se concluir o modelo desejado, acrescentamos à forma base quantas outras formas forem necessárias. Nota: Com geometrias importadas, superfícies ou modelos sólidos, é possível também ter início o modelamento.
Função de um Sketch (Esboço)
Um projeto começa com uma ideia conceitual que é expressa como um esboço. Esboçar é vital no processo de projetar. Se você não consegue visualizar um produto ou ideia antes que seja criado, isto vai impactar negativamente no desenvolvimento no projeto e também na fabricação.
Anotações no esboço são igualmente vitais no processo de projetar. Os esboços têm pouco significado ao fabricante e não poderiam ser lidos ou interpretados corretamente sem anotações ou comunicação escrita. Forneceriam uma consciência visual sem uma clara intenção da idéia retratada para o resto da equipe de projeto.
A chave para desenvolver qualquer produto é começar com uma idéia seguida de fases no ciclo do processo de projetar.
Esboçar é a maneira que nós comunicamos visualmente as idéias aos outros. Isto permite que a equipe de projeto tenha uma consciência do produto no ponto de sua concepção, sem ter que perder tempo em pesquisas e desenvolvimento. Esboçar é a fase da concepção onde as idéias são desenvolvidas por pesquisa/investigação e desenho. Sem idéias no papel, muitos produtos não teriam sido desenvolvidos.
Termos Chave
Sketch (Esboço) Um sketch consiste de um sketch plane (plano de sketch), um sistema de coordenadas, curvas 2D, e dimensões e constraints (restrições) aplicadas às curvas. Um sketch pode igualmente incorporar a geometria de construção ou a geometria de referência. Sketches são usados para definir características de perfis (feature profiles) e caminhos (paths).
Sketch Geometry (Geometria de Sketch)
Curvas que ocorrem nos sketches. Podem incluir linhas, pontos, retângulos, splines,
arredondamentos (fillets), arcos, círculos e elipses.
Sketch Plane. Uma face plana ou plano de trabalho em que o sketch atual é criado.
Active Sketch (Sketch Ativo) O sketch ativo que pode ser editado.
Curves. Objetos geométricos em um sketch, incluindo linhas, arcos, círculos, splines, e elipses.
Loop. Um perfil de sketch fechado (closed sketch shape).
Constraints (Restrições). Regras que governam a posição, a inclinação, a tangência, as dimensões e os relacionamentos entre a geometria do sketch ou a posição relativa entre as peças em uma montagem. As constraints (restrições) geométricas controlam as formas e os relacionamentos entre elementos de sketch ou componentes da montagem. As constraints dimensionais controlam o tamanho.
Geometric Constraints (Restrições Geométricas).
Regras que definem os relacionamentos geométricos de elementos do sketch e controlam como um sketch pode mudar a forma ou a medida. Alguns constraints são implícitos de acordo com a forma do sketch e outros podem ser aplicados manualmente para remover os graus de liberdade. As constraints geométricas são coincident, colinear, concentric, equal, fix, horizontal, parallel, perpendicular, tangent, and vertical (coincidente, colinear, concêntrico, igual, fixo, horizontal, paralelo, perpendicular, tangente, e vertical).
Dimensional Constraints (Restrições Dimensionais)
Dimensões paramétricas que controlam o tamanho do sketch. Quando as dimensões são alteradas, o sketch redimensiona. As constraints dimensionais podem ser traduzidas como constantes numéricas, como variáveis nas equações, ou em parâmetros de arquivos.
Aligned Dimension (Dimensão Alinhada)
Uma dimensão linear paralela a uma linha. A distância mínima entre dois pontos.
Angle Dimension (Dimensão Angular)
Uma dimensão que denota o ângulo formado por duas linhas.
AutoCAD Insert file









Utilizar este comando para inserir desenhos com extensão (. dwg) na área de criação do Sketch, assim, em seguida poderá dimensioná-lo e alterá-lo. Como inserir um arquivo. dwg: Clique sobre o comando Insert AutoCAD File, na seqüência será aberta a tela do Open. Selecione um arquivo. dwg e clique no botão abrir.Será aberta uma tela onde você determina as peças a serem inseridos ou mantenha a opção All habilitada.Com a habilitação automática o software carregará todo o .dwg. O usuário poderá também definir todas as Layers que serão inseridas no Sketch. Poderá ser determinado pelo usuário, o tipo de unidade que o desenho (. dwg) será inserido. Terminando estas definições é só clicar em Concluir.
Features (Elemento de modelação)
Extrude
Cria um elemento de modelação de extrusão acrescentando uma altura a um perfil 2D criado em (Sketch). Nos desenhos de montagens, as extrusões são utilizadas para se criar cortes através dos componentes. A forma geométrica será controlada pela forma do Sketch, altura e ângulo de extrusão.
Selecionar uma região ou perfil a ser extrudado, caso existam mais de um perfil e nenhum estiver selecionado, é só clicar em Profile e selecionar o que será extrudado.
Perfil simples ou região
Para selecionar automaticamente um perfil ou região, clique na aresta e arraste para definir a distância e a direção que será extrudada, a partir do sketch Plane.







Múltiplos perfis ou regiões
Para selecionar e destacar regiões que serão extrudadas, utilizar a opção Select Other para especificar perfis que estiverem próximos. Quando quiser remover região da seleção, é só pressionar a tecla CTRL ou SHIFT ao mesmo tempo com o clique do mouse.





Perfis com contornos anteriores e inferiores
Selecionar os múltiplos perfis para definir os contornos internos e externos.





Revolve
Esta ferramenta é usada na criação de um sólido de revolução, partindo do perfil que será rotacionado em redor de um eixo. É importante que o perfil e o eixo estejam no mesmo plano.
Quando utilizar esta ferramenta, deve-se desenhar um perfil ou uma região fechada no perfil desejado.





Fonte: MAPDATA Inventor 11
Clique na ferramenta Revolve, quando tiver somente um perfil no sketch,esse será selecionado automaticamente. Se acontecer de ter mais de um perfil, clique em Profile, e selecione o perfil ou região que deverá ser rotacionado. Utilize somente os perfis que não foram selecionados e que estejam fechados.
A seguir clique em AXIS e então selecione um eixo, que será em volta dele que o objeto selecionado fará a revolução.
Autodesk Inventor: Outros conceitos.
Criação de Peças e o Processo de Projetar














Fonte: MAPDATA Inventor 11
As peças são tipicamente projetadas dentro do contexto de um conjunto. É incomum projetar uma peça sozinha, sem relacionar seu tamanho ou sua posição à outra peça. Por exemplo: durante a fase de projeto conceitual de uma barra de wheelie em um mini-scooter: as peças são projetadas tendo como um ponto de partida o projeto atual do mini-scooter. Enquanto o projeto evolui, os relacionamentos entre as partes da barra de wheelie tornam-se mais importantes.
Termos Chave
Peça (Part) Uma coleção geométrica e dimensional de características (features) relacionadas que representam um objeto físico. Uma part file (arquivo de peça) contém uma única peça; se ela foi criada em outro sistema de CAD, é um sólido único sem relacionamentos paramétricos entre seus elementos geométricos. As peças podem ser originárias de arquivos SAT, peças do Mechanical Desktop, objetos OLE, elementos do projeto (catálogo), ou as peças custom. As peças custom podem ser criadas em uma part file, ou em arquivos de conjunto. As peças são combinadas para formar montagens. Em uma montagem, as peças são criadas com relação à geometria e à topologia das peças já no lugar.
Subconjunto (Subassembly)
Uma feature cuja geometria já não aparece na janela gráfica. Todas as features dependentes de uma feature suprimida são igualmente suprimidas. As features suprimidas são indicadas no navegador (browser) por um ícone escurecido. Uma feature pode ser dessuprimida; e suas features dependentes ficam visíveis na janela gráfica e podem ser selecionadas para edição.
Conjunto / Montagem (Assembly)
Dois ou mais componentes (peças ou subconjuntos) considerados como um único modelo. Um conjunto inclui tipicamente os componentes múltiplos posicionados absolutamente e relativamente (em caso de necessidade) com constraints que definem o tamanho e o posicionam. Os componentes do conjunto podem incluir as features definidas localmente no conjunto. As propriedades de massa e materiais podem ser herdadas dos part files (arquivos de peças) individualmente.
Engenharia Simultânea (Concurrent Engineering)
(Também conhecida como engenharia integrada.) O projeto e o desenvolvimento simultâneos de um produto e do processo para produzi-lo em números adequados. Isso significa que todas as funções, incluindo fabricação, fornecimento, a garantia de qualidade e suporte ao cliente precisam estar presentes desde o início.
Projeto para Manufatura/Fabricação e Montagem (Design for Manufacture and Assembly)
“Projeto para Manufatura e Montagem” (Design for Manufacture and Assembly (DFMA®)) é um processo de revisão de projeto do produto envolvendo avaliação passo a passo e problemas de fabricação. Os engenheiros do produto podem aplicar a base de dados de pesquisa suportada da DFMA de tempos de montagem e de medições de processos para chegar a projetos competitivos. A metodologia extensamente respeitada da DFMA conduz à contagem reduzida de peças, há um tempo mais curto de chegada ao mercado, a qualidade melhorada com a simplificação do conjunto e baixas despesas.
Prototipagem Rápida (Rapid Prototyping)
Fabricação de um modelo físico por um processo rápido, altamente automatizado e
totalmente flexível de uma peça tridimensional de um shape (forma) arbitrário diretamente de um modelo de CAD.
(Características / Geometria)
Features
Geometria paramétrica que cria ou modifica as peças ou as montagens. Os relacionamentos entre features são definidos por constraints geométricas e dimensionais. Os tipos incluem features sketched, placed, e duplicated, work (construção) features, e assembly features. As features são combinadas para construir um modelo complexo de peça ou de montagem. As features individuais podem ser modificadas conforme necessário.
Sketched feature
Uma feature originada de sketch 2D. Por Extrude, sweep, revolve, ou usando loft em um sketched profile cria uma feature volume. O volume criado pela sketched feature pode ser unido com, cortado de, ou ser definido onde se intersecciona com o volume de uma feature existente.
Sketched part.
Originada de um custom sketch e não de um sólido importado ou de forma definida.
Sketched symbol
Um custom symbol que você cria e salva como um Drawing Resource em um desenho ou em um drawing template. Um sketched symbol pode incluir uma sketched geometry, bitmaps vinculados ou incorporados e textos.
Você pode adicionar uma sketched symbol a uma folha de desenho como uma anotação ou anexar em um desenho como uma chamada.
Placed component
Uma peça ou um subconjunto criado em um arquivo separado, então selecionado e colocado em uma montagem. Umas ou várias cópias (ocorrências) do componente podem ser colocados a partir de uma peça ou montagem.
Placed future
Uma feature que consiste em uma forma (shape) mecânica definida que serve a uma função de engenharia conhecida em uma peça ou em uma montagem. Os exemplos são holes, chamfers, fillets, shells, face drafts, e plane cuts (furos, chanfros, arredondamentos, cascas, desenhos de face e planos de cortes).
Duplicated Uma feature que foi copiada em um array (arranjo) retangular ou circular ou espelhada.
Work features são ferramentas geométricas abstratas utilizadas para criar e posicionar features. O work features é utilizado quando a geometria corrente é insuficiente para construir features adicionais.
Consumed Sketch Um sketch incorporado em uma feature, tal como um sketch utilizado em uma extrusão. Por definição, o sketch é consumido pela feature.
Unconsumed Sketch Um sketch que não foi utilizado em uma feature.
Termos Chave
Desenho de Peça (Part drawing)
Desenho de uma única peça. O desenho contém o número mínimo de vistas e de anotações para definir inteiramente a peça.
Padrões de Desenho (Drafting Standards ) Fonte: MAPDATA Inventor 11
Diretrizes específicas para vistas do desenho, dimensões, notas, e anotações que asseguram a apresentação uniforme da informação. Os padrões de desenho facilitam a troca de informações entre múltiplos usuários, vendedores, e fabricantes.
Anotação (Annotation) Texto e dimensões requeridas para descrever inteiramente a peça para a fabricação.
Sist. de Gerenciamento de Documentação Eletrônica (Electronic Document Management (EDM) System)
Gerenciar todos os dados relativos a um projeto. Os membros da equipe de projeto têm o acesso imediato aos arquivos no modo de apenas leitura ou de leitura/gravação.
Vista Ortográfica (Orthographic View )
Uma vista do desenho de uma peça que mostra a face da peça. Por exemplo, olhando a face frontal são mostrados o comprimento e a altura.
Vista de Seção (Section View)
Exibe detalhes do interior de uma peça que seja demasiadamente complexa para ser mostrada claramente por vistas regulares do desenho.
Vista Auxiliar (Auxiliary View)
Mostra a verdadeira forma de faces inclinadas. Criado para permitir que as dimensões sejam adicionadas à face.
Vista de Detalhe (Detail View)
Vista em escala maior de um detalhe na peça.
Broken View .Uma vista do desenho que foi dividida e apresentada com linhas de ruptura e encurtada. Isto permite uma vista do componente e suas áreas críticas de anotação, que em uma vista inteira seriam proibitivamente pequenas, para exibir em uma escala legível.
Modelo (Template)
Um conjunto, uma parte, ou um arquivo de desenho que contenha propriedades do arquivo predefinidas. Para criar um arquivo novo baseado em um template, você abre um arquivo de template, cria o conteúdo e o salva com um novo nome. As propriedades predefinidas podem incluir planos de referência visíveis padrões, ajustes personalizados da grade, esquema de cor, padrões de desenho, e assim por diante.
Recursos de Desenho (Drawing Resources)
Os formatos de folha, os formatos de selo / carimbo, modelos de margens, e os símbolos esboçados definidos em um desenho ou em modelo de desenho. Os recursos de desenho são listados na pasta de Drawing Resources no navegador. Você pode definir novos recursos de desenho e adicioná-los a pasta.
Utilize os recursos de desenho para adicionar folhas, Selos / Carimbos, ou margens novas a um desenho, ou para adicionar anotações customizadas (customs) a uma folha de desenho ou a uma vista de desenho.
Vista Independente (Independent View)
A primeira vista em um desenho novo é uma vista independente (igualmente conhecida como a vista base).
A seguir, alguns exemplos da utilização dos recursos do software Autodesk Inventor. Fonte: MAPDATA Inventor 2009
Você poderá:
A-) Criar imagens renderizadas usando o Autodesk Inventor Studio.




B -) Criar animação de um protótipo do modelo preliminar de motor de avião, mostrando as peças móveis do motor.







C -) Aplicar materiais em um modelo de motor de avião, e depois animá-lo com uma câmera movimentando em torno dele.








Fonte: MAPDATA Inventor 2009



D -) Simular um came e uma válvula.











Fonte: MAPDATA Inventor 11

E -) Usar o Design Accelerator para completar o projeto da corrente de transmissão.





Fonte: MAPDATA Inventor
2009
F -) Gerenciar projetos de múltiplos usuários com o uso do Autodesk Vault.













G -) Trabalhar com Constraints de Montagem







Fonte: MAPDATA Inventor 2009

H -) Aplicar Drive Constraints de Montagem







I -) Adicionar Fios a uma Montagem




J -) Criar uma Simples Rota e Caminho, de uma tubulação a ser instalada na
máquina.







K -) Determinar os esforços e a deformação de uma placa na extremidade do
carregamento.











Fonte: MAPDATA Inventor 2009

Existem muitos outros recursos de utilização no Autodesk Inventor 2009 e 2010 que veremos em um a futura edição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário