sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Normas

REPRESENTAÇÃO GRÁFICA MECÂNICA
Caro (a) aluno (a)
1. Leitura e Interpretação da Representação Gráfica.
Representação Gráfica Projetiva é a representação que resulta das projeções dos objetos em um ou mais planos de projeção (Projeção no 1º.diedro) e corresponde às vistas ortogonais (Frontal,Superior e Lateral) e às perspectivas.
Representação Gráfica não Projetiva na maioria dos casos corresponde as representações resultantes dos cálculos algébricos e compreendem as representações de gráficos, diagramas, histogramas, cronogramas, fluxogramas, etc. A representação gráfica projetiva compreende a maior parte das representações feitas nas indústrias.
Indústrias Mecânicas e outras indústrias. Seguem alguns exemplos de utilização:
. Projeto de conjuntos e detalhamentos de fabricação de máquinas, equipamentos e de estruturas nas indústrias de processo e de manufatura (indústrias mecânicas, aeroespaciais, químicas, farmacêuticas, petroquímicas, alimentícias, mineração, etc.).
. Projeto e construção de edificações com todos os seus detalhamentos elétricos, hidráulicos, elevadores estruturais, paisagismo, etc.
.Projeto e construção de rodovias e ferrovias mostrando detalhes de corte, aterro, drenagem, pontes, viadutos, etc.
. Projeto e montagem de unidades de processos, tubulações industriais de petróleo e gás sistemas de tratamento e distribuição de água, sistema de coleta e tratamento de resíduos.
. Representação de relevos topográficos e cartas náuticas.
. Desenvolvimento de produtos industriais.
. Catálogos promocionais de vendas com apresentação de ilustrações sobre o produto. Pelos exemplos apresentados pode-se concluir que a representação gráfica projetiva é utilizada em todas as modalidades de engenharia e pela arquitetura. Como resultado das especificidades das diferentes modalidades de engenharia, esta representação aparece com vários nomes que correspondem a alguma utilização específica:
. Desenho Técnico Mecânico,
. Desenho de Construção de Máquinas,
. Desenho de Estruturas Metálicas,
. Desenho de Planta Arquitetônica,
. Desenho Elétrico / Eletrônico,
. Desenho de Tubulações
FORMAS DE ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DA REPRESENTAÇÃO GRÁFICA PROJETIVA
Atualmente, na maioria dos casos, as representações são elaboradas por computadores, porque existem vários Softwares que facilitam a elaboração e apresentação, que chamamos de representação gráfica dos objetos.
Nas áreas de atuação das diversas especialidades de engenharias, as primeiras representações que darão início à viabilização das idéias, serão elaboradas à mão livre, utilizando formatos de papéis quadriculados, milmetrados ou reticulados para executarem estes tipos de representações que serão chamados de esboços.
A partir dos esboços, já utilizando computadores, serão elaboradas as representações digitais preliminares que correspondem ao estágio intermediário dos estudos que serão chamados de anteprojeto.
Finalmente, a partir dos anteprojetos devidamente modificados e corrigidos serão elaboradas as representações digitais definitivas que servirão para execução dos estudos feitos.
As representações digitais definitivas são completas, elaboradas de acordo com a norma correspondente, e contendo todas as informações necessárias à execução do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário