sexta-feira, 13 de novembro de 2009

REPRESENTAÇÃO DIGITAL CONTINUAÇÃO

Comandos de edição simples
Seleção dos objetos.







Fonte: RENDER multimídia
Os objetos depois de criados podem ser alterados com este comando, ou obter novos objetos a partir dos que já existem. Assim será necessário identificar os objetos que deseja editar, ou seja, você pode definir um conjunto de objetos, de acordo com sua necessidade.
Estes tipos de comandos de edição, quando clicamos para acioná-los, entram em modo de “Seleção de Objetos”, onde você pode definir o conjunto de elementos. Após a seleção dos objetos eles ficarão pontilhados confirmando que estão selecionados.
OBS.: Para exemplificar como seleciona um objeto, você terá que clicar em algum comando de edição, que peça uma seleção, por exemplo, o comando “Erase”.
Visualizar os modos de seleção de objetos:
(A) Faça a representação de alguns objetos na tela, para poder exemplificar a seleção dos objetos.
(B) Na barra de ferramentas “Modify” clique no ícone “Erase”.
(C) Leia na linha de comando que pede para você selecionar o objeto: ”select object”.
(D) No lugar de você clicar sobre o objeto, digite? E confirme com enter. Ver Figura a seguir:
(F) Na descrição abaixo estão às opções de seleção. Digite sua inicial para escolher uma delas, e em seguida confirme com enter.
Linha de comando com as opções de seleção.
Fonte: AutoCAD 2009
Default (point): Seleciona um objeto indicado pelo ponto, mas, se este for no vazio, ele será o 1°ponto de uma janela Windows ou crossing.
Windows: seleciona todos os objetos que estiverem dentro de uma janela cuja moldura é feita por uma linha contínua.
Last: Seleciona o ultimo objeto criado
Crossing: seleciona todos os objetos que estiverem contidos na janela, ou parcialmente dentro.
Box: Windows ou crossing automáticos. Quando o segundo ponto estiver a direita do primeiro, estará no modo Windows (retângulo contínuo). Ao contrário, estará no modo Crossing (retângulo tracejado)
All: seleciona todas as entidades do desenho.
Fence: seleciona todos os objetos que interceptam a poligonal definida
Wpolygon: seleciona todos os objetos do desenho que estiverem inteiramente contidos na área poligonal.
Cpolygon: seleciona todos os objetos do desenho que estiverem contidos totalmente ou parcialmente na área poligonal.
Group: seleciona todos os objetos que pertencem ao um grupo
Add: entra no modo de adição de objetos ao conjunto selecionado (default)
Remove: passa para o modo de remoção de objetos do conjunto de seleção.
Multiple: permite a seleção de objetos sem que os mesmos sejam “marcados”.
Previous: seleciona o último conjunto selecionado.
Undo: desfaz ou remove o último objeto selecionado.
Auto: ativa a seleção default do objeto, ou seja, você seleciona os objetos individualmente, mas, se o primeiro ponto for no vazio, este será o 1°ponto de uma janela Windows ou crossing.
Single: faz uma única seleção e sai do modo de seleção de objetos
16.2. Propriedades de um desenho:
Quando você quiser modificar as várias características das entidades, usa o comando “properties”. Essas características serão diferentes para cada tipo de entidade. Quando você apreender a criar textos, hachuras, dimensionamentos, etc. verão que a caixa de diálogo mostrada pelo comando “properties” será diferenciada para cada uma dessas entidades.









Fonte: RENDER multimídia
Padrões de linhas:
Na execução de desenhos ou projetos você deve aplicar os padrões de linha determinados pela ABNT, no AutoCAD para utilizá-los é necessário carregá-los conforme sua necessidade.










Para carregar um padrão de linha faça a seguinte seqüência:
(A) Na barra de ferramentas “Object Properties”, clique em “Line Type Control”
Barra de ferramentas “Object Properties”
B) Na caixa de diálogo “Layer& Line type Control”, Clique em others
C) Na caixa de diálogo Linetype Manager, clique em “Load”.
D) Você poderá selecionar mais de um tipo de linha, para isso pressione a tecla CTRL, para selecionar as linhas de interesse em qualquer ordem, ou SHIFT, para selecionar as linhas compreendidas no intervalo.
E) Clique em “OK”.
F) Na caixa de diálogo “Layer& Line type Control”, Clique em “OK”
Barra de ferramentas “Modify”:
Nesta barra “Modify”, você encontrará as ferramentas de você encontrará as de modificação e de construção de desenhos. Nela você verá os comandos mais simples de edição desta ferramenta.
Copy offset move rotate scale trim extend




Comandos simples da barra de ferramentas “Modify”
Comando “Move”:
Você pode deslocar os objetos selecionados da posição em que estiver, para outra de acordo com sua necessidade. Este comando sempre pedirá um ponto de referência e um deslocamento. Tanto o ponto base como o deslocamento podem ser fornecidos através do mouse ou do sistema de coordenadas absolutas, relativas ou polares para que o objeto seja movido para a nova posição desejada.







Fonte: RENDER multimídia
Para mover os objetos de posição faça:
(A) Na caixa de ferramentas “Modify”, clique no comando “Move”.
(B) Selecione os objetos.
(C) Confirme o comando com enter no botão direito do mouse ou pressionando a tecla enter.
(D) Clique no ponto de referência que desejar.
(E) Clique para marcar um ponto, ou digite as coordenadas que indiquem o deslocamento desejado e, automaticamente o objeto será deslocado.
Obs.: Vale lembrar que a partir desta etapa, não será mais repetido que o botão direito do mouse equivale à tecla enter quando você for confirmar um comando. Lembre-se também que esta seqüência de operação vale para encerrar um comando, o modo de seleção ou ainda repetir o comando anterior.
Comando “Copy”:
Quando quiser duplicar os objetos selecionados é este o comando que você vai usar. É parecido com o “move”, pois são solicitados os pontos de referência e o de deslocamento. Existe o recurso no subcomando “Multiple” onde poderá copiar varias vezes sem sair do comando.







Fonte: RENDER multimídia
(A) Na caixa de ferramentas “Modify”, clique no comando “Copy”.
(B) Selecione os objetos.
(C) Confirme o comando com enter no botão direito do mouse ou pressionado a tecla enter.
(D) Clique no ponto de referência que desejar.
(E) Clique para marcar um ponto, ou digite as coordenadas que indiquem a posição do objeto a ser copiado e, automaticamente o objeto será reproduzido.
Copiar objetos repetidamente:
(A) Na caixa de ferramentas “Modify”, clique no comando “Copy”.
(B) Selecione os objetos.
(C) Você vai sair do modo de seleção de objetos clicando enter no botão direito do mouse ou pressionado a tecla enter.
(D) Digite “M” para ter acesso ao subcomando “Multiple”.
(E) Clique no ponto de referência que desejar. (F) Clique para marcar um ponto, ou digite as coordenadas que indiquem a posição do objeto a ser copiado e, automaticamente o objeto será reproduzido.
OBS: Você deverá clicar até obter o número de cópias do objeto quantas forem desejadas.
(H) Clique o botão direito do mouse para encerrar o comando.
Copiar paralelas – comando “Offset”:







Fonte: RENDER multimídia
Este comando “Offset” cria cópias de um objeto posicionando-as paralelamente ao objeto original. Para criar estas paralelas, você precisará fornecer a distância da paralela ao objeto original e o lado que a paralela deverá ficar. No caso de objetos com linhas poligonais (fechados) a paralela poderá ficar do lado de dentro ou de fora do objeto original e, no caso de objetos com linhas abertas, a paralela poderá ficar em um dos lados do objeto original. O que torna este comando muito interessante, é que ele mantém as proporções paralelas mesmo que tenha que alterar seu tamanho.
Veja os exemplos do lado:









Para fazer Cópias paralelas:
(A) Na caixa de ferramentas “Modify”, clique no comando “Offset”.
(B) Digite a distância da paralela ao objeto original. Ou clique em qualquer lugar para marcar o primeiro ponto, em seguida clique novamente para marcar o segundo ponto. A distância entre estes dois pontos será à distância da paralela ao objeto original.
(C) Selecione o objeto original.
(D) Clique para marcar o lado da paralela.
(E) Selecione o objeto original.
(F) Clique para marcar o lado da paralela, repita sucessivamente até completar quantas paralelas forem necessárias.
(G) Você deverá clicar o botão direito do mouse para encerrar o comando.
Rotacionando os objetos-Comando “Rotate”:
Este comando “Rotate” permite rotacionar um objeto em torno de um ponto e num determinado ângulo. Este ângulo poderá ser indicado pelo mouse ou digitado.
Para rotacionar um objeto- proceda da seguinte maneira:
(A) Na caixa de ferramentas “Modify”, clique no comando “Rotate”.
(B) Selecione o objeto.
(C) Clique o botão direito do mouse para sair do modo de seleção do objeto.
(D) Clique para marcar o ponto de referência. Esse ponto poderá ser em qualquer lugar, próximo ou não do objeto, pois o local do ponto de referência não interfere no ângulo de rotação e sim na posição final do objeto após a rotação.
(E) Digite o ângulo que você quer rotacionar ou clique o mouse para marcar um ponto. A linha elástica entre este ponto e o ponto de referência, define o ângulo de rotação tendo como ponto de partida o ângulo 0°. O objeto será automaticamente rotacionado.
Atente para o sentido de rotação: horário – negativo e anti-horário + positivo.
Mudança de Tamanho de Objetos - Comando “Scale”
Este comando “Scale” permite você alterar o tamanho dos objetos, ou seja, aplicar uma escala para eles. Esta escala poderá ser definida por um valor numérico ou através de dois pontos cuja distância em unidades, corresponde à escala.








Para alterar a mudança de Tamanho de Objetos faça:
(A) Na caixa de ferramentas “Modify”, clique no comando “Scale”.
(B) Selecione o objeto.
(C) Você deverá clicar o botão direito do mouse para sair do modo de seleção do objeto.
(D) Clique para marcar o ponto de referência.
(E) Digite um valor para a escala. Por exemplo: se você desejar reduzir o objeto pela metade, digite 0.5, se desejar duplicar o objeto, digite dois.
Aparador de Objetos - Comando “Trim”
Este comando “Trim” apara os excessos de linhas em um desenho, que estejam relacionados a um limite. Para cortar os excessos você terá que fornecer ao AutoCAD os objetos que funcionarão como “limite de corte”. A partir deste limite, o comando “Trim” apara os excessos dos objetos desde o ponto selecionado até o “limite de corte” especificado. Veja o exemplo de objetos aparados com “Trim”:
Fonte: RENDER multimídia
Para aparar Objetos faça o seguinte:
(A) Na caixa de ferramentas “Modify”, clique no comando “Trim”.
(B) Você deverá clicar o botão direito do mouse para confirmar o modo de seleção do objeto.
(C) Clique sobre objetos que você quer aparar, tirar os excessos.
(D) Você deverá clicar o botão direito do mouse para encerrar o comando.
Os pontos de referência “Object Snap”
Às vezes você precisa criar um objeto com exata precisão em posição a outro,
Por exemplo, você pode querer fazer uma linha vertical no meio de uma linha horizontal com precisão, para formar uma linha perpendicular.
AutoCAD possui recursos dos pontos de referência chamada “Object Snap”. Esta expressão significa prender ou agrupar objetos. Existem várias maneiras de prender os objetos uns aos outros, facilitando a construção com precisão de representações digitais.

A barra de ferramentas “Object Snap”
Para visualizar a barra de ferramentas “Object Snap”:
(“A) “clique na barra de ferramenta “draw” ou “modify” com o botão direito do mouse, será apresentada a caixa de diálogo” Toolbars”.
(B) Selecione a barra de ferramentas “Object Snap”. Automaticamente a barra será exibida.

Barra de ferramentas “Object Snap”
A seguir uma descrição das opções das ferramentas “Object Snap”



Fonte: RENDER multimídia
Tracking: especifica a distâncias a partir de um ponto de referência.
Snap From: Ao clicar um ponto qualquer, essa opção solicita uma distância, em coordenadas relativas, partindo deste ponto inicial. Você utilizará essa opção para definir um ponto a partir de outro quando conhecer a coordenada.
Endpoint: Localiza a extremidade mais próxima do objeto, por exemplo, uma reta, um arco...
Midpoint: Localiza o ponto médio de um objeto, por exemplo, uma reta, um arco...
Intersection: Localiza o ponto de intersecção entre dois objetos.
Apparent Intersect: Localiza a intersecção aparente entre dois objetos que só irão se cruzar se pelo menos um for estendido.
Center: Localiza o centro de um arco ou círculo. Para marcar este ponto clique sobre o arco ou sobre o círculo.
Quadrant: Localiza os pontos de interseção dos eixos x (horizontal) e y (vertical) com a circunferência, definindo quatro setores, os quais denominamos de quadrantes.
Tangent: Identifica um ponto sobre o círculo ou arco ou elipses de forma que a linha elástica do mouse tangencie esses objetos.
Perpendicular: Identifica um ponto de maneira que a linha elástica do mouse fique perpendicular ao objeto indicado.
Insert: Identifica o ponto de inserção de um texto ou bloco.
Node: Localiza um ponto exatamente sobre a posição do objeto ”Point” desenhado.
Nearest Quick: Localiza um ponto do objeto que esteja mais próximo ao ponto especificado.
None: essa opção cancela qualquer opção de “Object Snap” ativa.
A barra de ferramentas “Dimension”







Para exibir a barra de ferramentas “Dimension” faça o seguinte:
(“A) “clique em qualquer na barra de ferramenta com o botão direito do mouse, será apresentada a caixa de diálogo” Toolbars”.
(B) Selecione a barra de ferramentas “Dimension”. Automaticamente a barra será exibida.
Linear Aligned Radius Diameter Angular Tolerance Center Mark

Dimensionamento Linear:
Este dimensionamento é o mais simples. Com auxilio dele, você poderá criar dimensões lineares nos sentidos verticais e horizontais. Vela os exemplos:










Para criar um Dimensionamento Linear:







(A) Na caixa de ferramentas “Dimension”, clique no botão “Linear Dimension”.
(B) Clique com o botão direito do mouse.
(C) Selecione o elemento que você quer dimensionar.
(D) Arraste o mouse paralelo ao elemento e a seguir defina a posição da linha de dimensionamento e confirme com o botão esquerdo.
Dimensionamento Alinhado:
O dimensionamento alinhado você utiliza quando for dimensionar linhas inclinadas, pois este dimensionamento será sempre paralelo ao elemento dimensionado.







Fonte: RENDER multimídia
Para criar um Dimensionamento Alinhado faça o seguinte:
(A) Na caixa de ferramentas “Dimension”, clique no botão “Aligned Dimension”.
(B) Clique com o botão direito do mouse.
(C) Selecione o elemento que você quer dimensionar.
(D) Arraste o mouse paralelo ao elemento e a seguir defina a posição da linha de dimensionamento e confirme com botão esquerdo.
Dimensionamento de Raio:
Este dimensionamento você utilizará para criar dimensões que indicarão raios de círculos e arcos.
Para criar um Dimensionamento de Raio faça o seguinte:
(A) Na caixa de ferramentas “Dimension”, clique no botão “Radius Dimension”.
(B) Selecione o arco ou círculo que você quer dimensionar.
(C) Arraste o mouse para definir a posição da linha de dimensionamento e confirme com o botão esquerdo.
(D) Arraste o mouse para definir a posição da linha de dimensionamento.







Fonte: RENDER multimídia
Dimensionamento Angular:
O dimensionamento de angular indica o ângulo entre duas entidades.







Fonte: RENDER multimídia
Para criar um Dimensionamento Angular faça:
(A) Na caixa de ferramentas “Dimension”, clique no botão “Angular Dimension”.
(B) Clique com o botão direito do mouse.
(C) Selecione o elemento que você quer dimensionar.
(D) Arraste o mouse paralelo ao elemento e a seguir defina a posição da linha de dimensionamento e confirme com botão esquerdo.
Dimensionamento da Marca de Centro:







Para criar um Dimensionamento da Marca de Centro:
(A) Na caixa de ferramentas “Dimension”, clique no botão “Center Mark”.
(B) Clique com o botão direito do mouse.
(C) Selecione o elemento que você quer dimensionar.
(D) Arraste o mouse paralelo ao elemento e a seguir defina a posição da linha de dimensionamento.



Desenho de Camadas:
Este comando “Layers” (Camadas) você definirá planos de trabalho. Como se comparasse um layer como uma folha de papel transparente.
Os layers definidos estariam compondo um pacote de folhas, onde você poderia desenhar em qualquer folha. Um exemplo de aplicação deste recurso é a utilização de layers para separar contextos de um projeto, na mecânica no projeto de um redutor, você pode ter um layer para eixos, outro para rolamentos, outro para engrenagens, outra com todas as cotas, etc..
Criar novas Camadas:
Toda vez que você abrir um desenho novo em AutoCAD, tudo que for desenhado entrará automaticamente na camada “0”. Assim tudo que não tiver definição pertencerá ao layer “0”.

Para criar novas Camadas faça:
(A) Clique na barra de ferramentas “Objects Properties”, e clique novamente em “Layers”
(B) Na caixa de diálogo apresentada ao lado, clique “New”. Na lista de layers, será acrescentado o campo “Layer1”,para você digitar um novo nome para este layer.
(C) Para cada layer poderá ter um nome com no máximo com 31 caracteres, podendo ser formado por letras, números, caractere sublinhado, hífen, ou sinal de cifrão ($), mas não poderá ter espaços em branco. Exemplo: digite linha-de-simetria e confirme com enter.
(D) Clique no botão “OK” ou set current ou (alt+c)
Associação de uma Cor e um Linetype ao Layer:
Os layers criados servem para facilitar a apresentação de seu trabalho. Após a criação do layer, todas as linhas de simetria de um desenho pertencerão ao layer “Linha de simetria”. Você atribuirá uma cor e um padrão de linha para este novo layer e, quando quiser mudá-los não necessitará fazer isso para cada linha de simetria. É mudar a cor ou o padrão de linha do layer que automaticamente todos os objetos pertencem a esse layer imediatamente serão atualizados.






Para definir uma nova cor para o Layer faça :
(A) Clique na barra de ferramentas “Objects Properties”, e clique novamente em “Layers”
(B) Clique no quadrinho preto que indica a cor do layer “Linha de simetria”, Aparecerá a caixa de diálogo “select color”.
(C) Nesta caixa “select color”, clique sobre uma cor.
(D) Clique no botão “OK” Você retornará para a caixa de diálogo “Layers Properties”
Para definir um padrão de linha para o Layer faça:







Fonte: AutoCAD 2009
(A) Clique na barra de ferramentas “Objects Properties”, e clique novamente em “Layers”
(B) Na caixa de diálogo “Layers Properties”, selecione o linetype que você deseja,caso não esteja disponível, clique no botão “Load” e carregue-o.
(C) clique em um linetype para defini-lo com padrão para seu layer “linha de simetria”.
(D) Clique no botão “OK” Você retornará para a caixa de diálogo “Layers Properties”
Propriedades dos Layers:
No AutoCAD estão disponíveis seis opções que controlam o estado das camadas:
On/Off; Thaw/Freeze; Lock/Unlock
Layers Ligados ou Desligados (On / Off):
Para ligar e desligar as camadas faça:
(A) Clique na barra de ferramentas “Objects Properties”, e clique no botão “Properties”
(B) Verifique se a camada que você quer desligar não está corrente. Se estiver, mude a camada corrente.
(C) Clique na lâmpada amarela que indica se o layer esta “On” (Ligado) ou “Off” (desligado)
(D) Clique no “X” (close) para sair da caixa de diálogo.







Fonte: RENDER multimídia
Layers Congelados / Liberados (Freeze / Thaw):
Para congelar ou liberar as camadas faça:
(A) Clique na barra de ferramentas “Objects Properties”, e clique no botão “Properties”
(B) Verifique se a camada que você quer congelar não está corrente. Se estiver, mude a camada corrente.
(C) Clique no símbolo amarelo que indica se o layer esta “Freeze” (Congelado) ou “Thaw” (Liberado)
(D) Clique no “X” (close) para sair da caixa de diálogo.
Layers Bloqueado / Desbloqueado (Lock/ Unlock):
Para Bloquear ou Desbloquear as camadas faça:
(A) Clique na barra de ferramentas “Objects Properties”, e clique no botão “Properties”
(B) Verifique se a camada que você quer Bloquear não está corrente. Se estiver, mude a camada corrente.
(C) Clique no cadeado que indica se o layer esta “Lock” (Congelado) ou “Unlock” (Desbloqueado)
(D) Clique no “X” (close) para sair da caixa de diálogo.




Lâmpada Símbolo Cadeado Quadrado
Perspectivas Isométricas:
Você não precisa utilizar dos recursos em 3D para se ter uma idéia de um objeto representado tridimensional, para isso basta utilizar das perspectivas isométricas, que no AutoCAD fica simples executarem.
Como iniciar uma Perspectiva Isométrica:
Para se ter acesso a perspectiva isométrica, deve ativar o comando Tools e em seguida ativar Drafting Settings como mostrado na tela ao abaixo:










Na seqüência aparecerá a caixa de diálogo Drafting Settings, deve acionar Snap and Grid, e selecionar Isometric snap como demonstrado na tela a seguir:
Com o isometric snap ativado você poderá mudar de plano isométrico de acordo com sua necessidade, por exemplo: plano à direita (Right); plano da esquerda (Left) ou plano superior (Top). Quando tiver que alterar o plano na execução de um mesmo desenho, acione as duas teclas simultaneamente “CRTL+E” ou pressione a tecla “F5”. Cursor Isométrico.








Fonte: AutoCAD 2009





(Right) (Left) (Top).
Exemplo de perspectiva Isométrica com linhas retas: inclinadas a 30° à direita (Right) e esquerda (Left) e (Top) e vertical no AutoCAD:








Quando você necessitar de fazer uma circunferência na perspectiva isométrica, deverá utilizar o comando Ellipse e selecionar a opção Isocircle, digitando a letra ”i” para o modo isométrico, após especificar o centro da elipse,digite o raio do diâmetro desejado, como será demonstrado a seguir:
Exemplo de perspectiva isométrica do círculo nas três vista: frontal; superior e lateral.
Obs. Para se escrever em isométrica, digitar o comando “Dtext”, uma vez acionado o comando, especifique o primeiro ponto, a altura do texto e o ângulo de rotação, e aí sim insira o texto.









Os exemplos ao lado mostram Perspectivas isométricas de peça. Com circunferências de diversos Diâmetros.

VISTA FRONTAL




VISTA LATERAL





VISTA SUPERIOR
O Sistema de coordenadas
AutoCAD trabalha com o sistema de coordenadas cartesianas onde nos desenhos com duas dimensões (bidimensionais), que são definidos pelos eixos X e Y perpendiculares ou ortogonais entre si.
As coordenadas absolutas: são as coordenadas (x, y) de um ponto em relação à origem (0,0). O formato para uma coordenada absoluta é (X, Y).
Exemplos de coordenadas cartesianas absolutas:

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